Branding para leigos

Indicar

Se você chegou até aqui tenho certeza que a palavra Branding já apareceu ao menos uma vez em sua vida. Me responda essa: você sabe o que é Branding? De acordo Ana Couto Branding é a construção de valor intangível, a partir do alinhamento das estratégias de Negócio, Marca e Comunicação. É um elemento fundamental para que as marcas se posicionem a fim de agregar valor e experiências únicas para quem as consome.

Quando falamos de marca, não estamos falando somente do elemento gráfico, também nos referimos à promessa que a marca dá ao seu cliente e o propósito da existência do seu negócio.

Propósito é a declaração de como a marca quer impactar positivamente o mundo. Um objetivo ambicioso e inspirador, que dá sentido ao trabalho, unem as pessoas e inspira evolução. Anote este nome, propósito, conversarmos sobre propósito em outro post.

E você sabia que as tomadas de decisão para compra não são totalmente racionais? Quantas vezes você já pagou mais caro por algo de uma marca conhecida para garantir que não receberia algo de qualidade inferior? Uma boa frase, colocada no lugar certo e na hora certa, é capaz de fazer muita diferença nas vendas.

A regra é clara

Quanto mais forte é a marca mais as pessoas se dispõem a pagar pelos seus produtos e serviços.

E o melhor vem agora, quando uma marca tem uma estratégia de branding muito bem definida e executada o seu público passa a defender os valores empregados na “promessa” da sua marca.  Por isso é muito importante que haja verdade naquilo que você pretende ofertar.

Nunca perca do seu campo de visão os elementos listados abaixo. Eles tem potencial de transformar o seu negócio para sempre.

  • Tenha na ponta da língua os valores da sua marca
  • Faça com que sua equipe conheça e pratique os valores da sua marca
  • Pense no presente e também no amanhã
  • Acompanhe o que os seus clientes falam da sua marca
  • Seja autentico, esse é o seu diferencial
  • Invista na imagem do seu negócio
  • Descubra qual é tom de voz ideal para falar com seu público

Podemos entender, dentro de um contexto simplificado, que branding é o conjunto de execuções que buscam administrar, promover e fortalecer a identidade de uma marca. O objetivo do branding é causar nos clientes boas experiências emocionais.

Lembre-se: não importa o tamanho e o tempo existência do seu negócio, para que seja possível implementar de maneira sistemática ações para gerar valor e fortalecer sua marca basta apenas você querer.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na newsletter da media business e receba notificações sempre que publicarmos um novo post.